Search
Close this search box.

Porto Seco: o que é, qual sua funcionalidade e o diferencial da Lachmann neste setor

Porto seco, ou Estação Aduaneira do Interior (EADI), é uma área alfandegada de uso público localizada em uma zona secundária, ou seja, fora dos portos principais e próxima de regiões com grande volume de produtos a serem comercializados, tanto para importação de mercadorias como exportação.

Nele, são realizadas operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem importadas ou que serão exportadas.

A sua administração é feita por uma empresa privada, porém o controle aduaneiro é de responsabilidade da Receita Federal, fazendo todo o controle de mercadorias desde a sua entrada no país e consequente nacionalização e distribuição, assim como atuando no processo de embarque para o exterior.

Em mercadorias importadas, as estações aduaneiras recebem as cargas ainda consolidadas e, após a nacionalização, são despachadas para uso imediato ou trabalhadas como entreposto aduaneiro.

Já para produtos exportados, o porto seco pode receber e preparar as mercadorias para serem enviadas ao exterior, etiquetando e marcando produtos para atender às exigências do comprador.

A instalação de um porto seco oferece diversas vantagens para empresas que trabalham com comércio exterior, tanto na importação de mercadorias como a exportação de produtos para diferentes países, tendo em vista a possibilidade que o porto seco dá para a integração mais eficiente com outros meios de transporte, seja mais fácil acesso a grandes portos marítimos e fluviais, ou atendendo aeroportos por meio da malha rodoviária.

Os Porto Secos da Lachmann, localizados estrategicamente em São Bernardo do Campo e Taubaté, possuem infraestrutura excelente para nacionalizar mercadorias com praticidade e eficiência, oferecendo redução de custos para o cliente se comparado às zonas primárias, maior agilidade no atendimento, presença física de Receita Federal e despachantes, maior prazo para nacionalização e liberação aduaneira da mercadoria importada, suspensão de tributos para desembaraço fracionado e sistema de consulta via web.

Além disso, a Lachmann disponibiliza áreas de armazenagem controlada para mercadorias especiais, como cofre de segurança para cargas de alto valor agregado e câmara climatizada (Terminal São Bernardo do Campo).

Fale com a gente e saiba mais!

Continue lendo